1 – ATA (Escala de Avaliação de Traços Autísticos)
- Método:
Composta por 23 subescalas que analisam o comportamento do indivíduo.
- Objetivo:
Analisar o perfil de conduta da criança, tendo por base a sintomatologia autística.
2 – ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised)
- Método:
Entrevista diagnóstica (anamnese).
- Objetivo:
Fornecer uma avaliação ao longo da vida de uma série de comportamentos relevantes para o diagnóstico diferencial de TGD em indivíduos a partir dos 5 anos até o início da idade adulta e com idade mental a partir dos 2 anos de idade.
3 – CARS (Childhood Autism Rating Scale)
- Método:
Escala composta por 15 itens.
- Objetivo:
Diferenciar o grau de comprometimento do autismo entre leve, moderado e severo.
4 – ABC (Autism Behavior Checklist) ou ICA (Inventário de Comportamentos Autísticos)
- Método:
Lista contendo 57 comportamentos atípicos.
- Objetivo:
Ajudar no diagnóstico diferencial de crianças suspeitas de ter TGD encaminhando-as a tratamentos interventivos adequados.
5 – ASQ (Autism Screening Questionnaire) ou SCQ (Social Communication Questionnaire )
- Método:
Seleção de 40 perguntas feitas aos pais e/ou cuidadores.
- Objetivo:
Avaliar crianças com elevado risco de problemas de desenvolvimento, baseado na pontuação de comportamentos organizados em três áreas de funcionamento: interação social recíproca, linguagem e comunicação; além de padrões repetitivos e estereotipados de comportamento.
6 – ADOS-G (Autism Diagnostic Observation Schedule-Generic)
- Método:
Avaliação semi-estruturada baseada na observação.
- Objetivo:
Fornecer contextos normais para a observação do comportamento de uma faixa mais ampla de desenvolvimento e idade em pessoas suspeitas de terem autismo.
7 – PEP-R (perfil psicoeducacional revisado)
- Método:
Instrumento de medida da idade de desenvolvimento de crianças com autismo, composto por duas escalas.
- Objetivo:
Identificar padrões irregulares de aprendizagem, visando a subseqüente elaboração do planejamento psicoeducacional.
8 – M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers)
- Método:
Escala de rastreamento composta por 23 questões do tipo sim/não.
- Objetivo:
Identificar traços de autismo em crianças de idade precoce.
Olá Priscila vc sabe como posso conseguir essas escalas de Avaliação?
Obrigada
Andreia
Olá Andreia,
Dê uma olhadinha no site da AMA:
http://www.ama.org.br/html/apre_arti.php?cod=75
E também na Scielo, você pode encontrar vários artigos relacionados:
http://search.scielo.org/?q=autismo&where=ORG
Espero ter ajudado.
Abraços,
Priscila Komeso