Autismo

ESCALAS DE AVALIAÇÃO RELACIONADAS AO TRANSTORNO AUTÍSTICO

1 – ATA (Escala de Avaliação de Traços Autísticos)

  • Método:

Composta por 23 subescalas que analisam o comportamento do indivíduo.

  • Objetivo:

Analisar o perfil de conduta da criança, tendo por base a sintomatologia autística.

2 – ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised)

  • Método:

Entrevista diagnóstica (anamnese).

  • Objetivo:

Fornecer uma avaliação ao longo da vida de uma série de comportamentos relevantes para o diagnóstico diferencial de TGD em indivíduos a partir dos 5 anos até o início da idade adulta e com idade mental a partir dos 2 anos de idade.

3 – CARS (Childhood Autism Rating Scale)

  • Método:

Escala composta por 15 itens.

  • Objetivo:

Diferenciar o grau de comprometimento do autismo entre leve, moderado e severo.

4 – ABC (Autism Behavior Checklist) ou ICA (Inventário de Comportamentos Autísticos)

  • Método:

Lista contendo 57 comportamentos atípicos.

  • Objetivo:

Ajudar no diagnóstico diferencial de crianças suspeitas de ter TGD encaminhando-as a tratamentos interventivos adequados.

5 – ASQ (Autism Screening Questionnaire) ou SCQ (Social Communication Questionnaire )

  • Método:

Seleção de 40 perguntas feitas aos pais e/ou cuidadores.

  • Objetivo:

Avaliar crianças com elevado risco de problemas de desenvolvimento, baseado na pontuação de comportamentos organizados em três áreas de funcionamento: interação social recíproca, linguagem e comunicação; além de padrões repetitivos e estereotipados de comportamento.

6 – ADOS-G (Autism Diagnostic Observation Schedule-Generic)

  • Método:

Avaliação semi-estruturada baseada na observação.

  • Objetivo:

Fornecer contextos normais para a observação do comportamento de uma faixa mais ampla de desenvolvimento e idade em pessoas suspeitas de terem autismo.

7 – PEP-R (perfil psicoeducacional revisado)

  • Método:

Instrumento de medida da idade de desenvolvimento de crianças com autismo, composto por duas escalas.

  • Objetivo:

Identificar padrões irregulares de aprendizagem, visando a subseqüente elaboração do planejamento psicoeducacional.

8 – M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers)

  • Método:

Escala de rastreamento composta por 23 questões do tipo sim/não.

  • Objetivo:

Identificar traços de autismo em crianças de idade precoce.

 

Fonte: AMA – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA

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